Namorar é difícil, como você provavelmente sabe. Pretendo esclarecer como fazer isso da maneira certa usando o exemplo dos sapatos. Para quem pratica exercícios ou corre, sabe como é importante ter um bom calçado. Você não pode malhar ou correr usando sapatos sociais. As mulheres sabem como é doloroso usar salto alto por um longo período de tempo. Existem sapatos que se destinam a deixar você com boa aparência e há sapatos que se destinam a ser usados em caminhadas de longa distância. Bons sapatos não só ajudam a vencer distâncias, mas também tornam a viagem agradável.
Quando o Filho Pródigo voltou para casa, uma das primeiras coisas que seu pai lhe deu foi um par de sapatos novos. Naquela época, apenas os filhos podiam usar sapatos e os escravos tinham que andar descalços. Os sapatos eram um sinal de filiação. Em Efésios diz que bons sapatos fazem parte da nossa armadura espiritual. O tipo de calçado que você usa é importante se você planeja caminhar uma longa distância sem sentir dor.
Deus nos chama para andar em amor, não apenas para nos apaixonarmos. A jornada do amor é muito longa – “até que a morte nos separe”, como diz o voto. O casamento não é uma corrida, mas uma maratona.
Deus nos chama para andar em amor, não apenas para nos apaixonarmos. A jornada do amor é muito longa – “até que a morte nos separe”, como diz o voto. O casamento não é uma corrida, mas uma maratona. Você precisa de bons sapatos. A jornada amorosa de algumas pessoas não dura porque elas não têm bons sapatos. O que quero dizer? Eles interrompem o relacionamento porque seus pés (o coração) doem tanto que não conseguem continuar. Quero que você aprenda como encontrar o tipo certo de calçado para a jornada do amor. Encontrar um cônjuge é como encontrar bons sapatos. Se você encontrar um bom par, sua jornada será agradável. Vejamos algumas comparações entre sapatos e cônjuges.
5 dicas sobre como encontrar um cônjuge:
1.Ambos devem ser de boa qualidade. Não basta apenas ter uma boa aparência. Você precisa de mais do que sapatos bonitos se planeja percorrer uma longa distância. Se você não quer que seus pés doam após uma longa viagem, então seus sapatos precisam ser confortáveis, e não apenas ter uma boa aparência. Para o nosso cônjuge, a substância interior é mais importante do que a aparência exterior. “Uma pessoa boa produz coisas boas do tesouro de um bom coração” ( Mateus 12:35, NLT ). O coração de uma pessoa é o que a define. Eles trazem à vida as coisas com as quais seus corações estão cheios.
A aparência não é suficiente para sustentar alguém a longa distância. Por isso Deus procurou um rei de bom coração, que encontrou em Davi. Portanto, seu reino durou. O reino de Saul não durou muito por causa da qualidade do seu coração. No início, o namoro pode parecer uma questão de aparência e sentimentos, mas é o coração que faz a diferença no longo prazo.
2.Eles têm que combinar – ou seja, um sapato para o pé esquerdo e um sapato para o pé direito. Cada pessoa precisa de um sapato direito e esquerdo. Isso fala de compatibilidade de gênero. Um homem precisa de uma mulher e uma mulher precisa de um homem, da mesma forma que um sapato direito precisa de um sapato esquerdo. Dois sapatos esquerdos ou dois sapatos direitos dificultam muito a caminhada. Não foi assim que Deus projetou nossos pés. O mesmo se aplica à área de relacionamentos.
Deus criou Adão e Eva, não Adão e Steve. A homossexualidade é como usar dois sapatos esquerdos – tente usar os dois sapatos esquerdos durante os próximos 7 dias e diga-me como se sentiu? É de bom senso usar sapato esquerdo e direito, porque é o que cabe naturalmente. Infelizmente, o bom senso não é mais comum em nossa cultura. Se você luta contra tendências homossexuais, há ajuda para você em Jesus. Não deixe que seu problema se torne sua identidade.
3.Eles têm que caber. Os sapatos não só precisam combinar, mas também servir. Um tamanho não serve para todos. Você pode ter alguém que combine com você, mas essa pessoa não combina com você. Não acredito que exista apenas uma pessoa no mundo para você, da mesma forma que não acredito que exista apenas um par de sapatos em todo o universo que possa servir em você. Qualquer pessoa do sexo oposto, que seja seguidora de Jesus, é o seu potencial. A verdadeira questão é se eles se adaptam à sua vida e missão. Como saber se alguém se encaixa ou não? Discutiremos esse tópico com mais detalhes posteriormente neste capítulo.
Uma coisa que quero sublinhar é que relacionar-se com uma pessoa como amigo ajuda você a conhecê-la muito mais do que namorá-la imediatamente. A maioria das pessoas apresenta a melhor versão de si mesmas quando sabem que alguém gosta delas. Depois que você começa a namorar, geralmente você começa a ver aquela pessoa através dos seus sentimentos e não tanto através dos fatos. No entanto, as pessoas são mais reais com os amigos; eles não colocam máscaras.
Deus não joga na loteria romântica fazendo apenas uma pessoa no mundo para você se casar
4.Leve-os ao caixa. Se você encontrar sapatos de boa qualidade que combinem e também caibam, normalmente você os colocaria de volta na caixa e iria até o caixa para pagá-los? Certo? Você não os colocaria e sairia da loja. Isso se chama roubo. O verdadeiro amor leva ao altar, não à traseira de um Honda. O que a nossa geração chama de amor, Deus vê como roubo. É tirar algo de outra pessoa que não é seu. Às vezes, os rapazes podem dizer a uma garota: “Se você me amasse, faria sexo comigo”. Encorajo as senhoras a dizerem a esse cavalheiro: “Se você me ama, você conseguiria um emprego, compraria um lindo anel, ficaria de joelhos e me levaria à igreja na frente de Deus e da família para me casar”.
A luxúria coloca uma camisinha; o amor coloca um anel. Deixe isso penetrar. Sexo antes do casamento é tão errado quanto sair de uma loja com sapatos novos, sem pagar por eles primeiro. Coloque esse relacionamento de volta na caixa! Isso significa propor e começar a avançar em direção ao dia do casamento. Depois de se casar, você poderá abrir aquela caixa e usar esses sapatos para a glória de Deus!
Aqui está outra afirmação engraçada que ouço de muitas pessoas: “Que diferença faria se eu fizesse sexo com meu noivo, já que ele/ela será meu cônjuge e, de qualquer maneira, vamos nos casar em breve?” Bem, você não é casado! Essa é a diferença.
Imagine o seguinte: você tem uma lareira em sua casa, coloca lenha no fogo e ela mantém a casa aquecida. Retire a mesma lenha da lareira, coloque-a na sala a três metros de distância da lareira e acenda-a. Isso vai aquecer a casa de fato. Na verdade, ficará tão quente e fora de controle que o corpo de bombeiros virá. Você nunca faria isso, certo? Por que? Mesmo estando a apenas três metros da lareira? Pode estar perto da lareira, mas não é um fogo protegido e vai queimar a casa. Pense nisso. É o mesmo fogo e a mesma casa; porém, na sala destrói a casa, mas na lareira aquece a casa.
A luxúria coloca uma camisinha; o amor coloca um anel. Sexo antes do casamento é tão errado quanto sair de uma loja com sapatos novos, sem pagar por eles primeiro
Sexo dentro do casamento é como fogo aceso na lareira, mantém o casamento aquecido. Sexo fora do casamento traz condenação e culpa. Quebra a intimidade com Deus, pode trazer desgosto, doenças e até demônios. Simplificando, sexo antes do casamento é pecado.
5.Reparar, não devolver. Agora você tem o par de sapatos certo que foi pago e está gostando dele. Um dia você percebe que as solas dos sapatos começam a rasgar ou até mesmo arrancar. A maioria de nós jogaria esses sapatos fora e compraria outros. Mas existem sapatos que são tão valiosos que você não pode simplesmente jogá-los fora. Você procura uma pessoa especializada em restaurar sapatos e leva até lá. É assim que os relacionamentos piedosos funcionam.
Como cristão, quando seu relacionamento começa a ficar difícil, você não vai a um tribunal, mas à sala do trono de Deus. Procuramos ajuda, não procuramos um modelo mais novo para atualizar. Você sempre pode ter um novo casamento com o mesmo cônjuge. Você não precisa de um novo cônjuge para ter um novo casamento; você só precisa de uma nova atitude e de alguma ajuda. O divórcio raramente é a solução, mesmo nos casos em que é permitido biblicamente. Se uma lâmpada se apagar no banheiro da sua casa, você não vende a casa; você substitui a lâmpada. Quando seu casamento começar a ter problemas, busque a libertação, não o divórcio. Procure ajuda e aconselhamento. Leve seu relacionamento para a oficina de reparos conjugais, não corra apenas para o tribunal de divórcio.
Original: https://pastorvlad.org/blog/